Patrícia Azoni Arquitetura + Arte & Design | 55 (41) 3362 8792 | 55 (41) 99976 0878 | patriciaazoni@patriciaazoni.com  

MESA PITÁGORAS

Participação no Salão de Design - Casa Brasil

Ano: 2008

 

  • CONCEITO:

O filósofo grego Pitágoras foi o primeiro a tratar das relações entre a beleza e os números, e sua influência se estendeu por longos séculos.

 

A beleza das formas mais visíveis deriva dos números e das proporções que foram expressas plasticamente neste objeto de proporções contínuas facilmente perceptíveis.

 

O belo está presente na medida em que harmoniza a unidade e a variedade, a estabilidade e o movimento, o par e o ímpar, o pesado e o leve, e a redução dos elementos diversos se transformaram numa só unidade: MESA PITÁGORAS.

 

  • MATERIAIS / TECNOLOGIA DE FABRICAÇÃO / ACABAMENTOS:

"Beleza proporcional à responsabilidade social”. . .

 

As chapas de aglomerado utilizando as aparas das embalagens de Tetra Pak retiradas dos aterros sanitários transformaram esta meta em realidade. Green Solution é a criação de um material onde um problema tornou-se uma solução.

Trata-se de uma parceria entre a Maxicomp, GS e a Tetra Pak Brasil, com a finalidade de destinar o excedente de sua produção para a criação de um material de excelentes características físico-mecânicas.

 

Consiste em chapas ou painéis nas mais diversas espessuras e medidas confeccionados a partir de 40% polímeros, plásticos e alumínio e 60% celulose. Os resíduos são moídos, secos e prensados a temperatura e pressão ideais, de maneira a compor um produto final com características extremamente eficientes para utilização e montagens de diversos produtos.

 

Esta composição multicomponente faz com que o material apresente densidade, resistência à flexão estática e módulo de elasticidade, superiores a madeira e por ser obtido à partir de sobras industriais tem seu custo reduzido sensivelmente. Além disso, devido ao seu processo de fabricação, a Green Solution atende as Normas Internacionais de Manejo Fitossanitário (NIMF 15).

 

O próprio material possui texturas e cores diferenciadas e as chapas podem ser utilizadas em sua composição natural ou receber qualquer tipo de acabamento (pintura, laminados, etc.).

 

Neste projeto a proposta é de se trabalhar a impressão da proporção infinita através de cores nos volumes, utilizando tintas e vernizes à base d'água, os chamados produtos ecologicamente corretos, sem neutralizar o efeito da textura natural da chapa. Para assegurar o uso sob o aspecto da facilidade de manutenção o vidro sobre o tampo finaliza o acabamento da composição.

 

  • DIFERENCIAL:

Um objeto cuja identidade parte do despojado ao nobre em simples e belas proporções.

 

A rusticidade na textura dos volumes sugere movimento, a suavidade do vidro imprime sofisticação e leveza, a força e a resistência das chapas aglomeradas traduzem a segurança, deste modo uniu-se forma e função num objeto adepto a uma inovação tecnológica (green solucion) e formal (aplicar um teorema numérico na busca da beleza plástica).

 

A defesa da viabilidade de produção se dá através dos baixos custos na fabricação desta chapa, e o objeto tem em sua execução elementos de montagem simplificados, embasados em sistemas de parafusagem e colagem, eliminando componentes e adornos que possam causar custos adicionais.

 

  • PÚBLICO ALVO:

Será o potencial comprador aquele que buscar um produto cujo conceito e função são unificados através da expressão de arte.

 

Acessível economicamente, será este um objeto de desejo desde admiradores de design à leigos amantes de móveis conceituais e funcionais!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Show More