Patrícia Azoni Arquitetura + Arte & Design | 55 (41) 3362 8792 | 55 (41) 99976 0878 | patriciaazoni@patriciaazoni.com  

Meu Brasil Brasileiro

72 peças em madeira recortadas a laser compõem esta obra | dimensão: 37cm x 370cm  | Pintura PU.

Ano: 2015

Disponível para compra .

 

 

TEXTO DIRIGIDO | OBRA “MEU BRASIL BRASILEIRO”
PATRÍCIA AZONI

 

Um Brasil geometricamente orgânico
Artista Patrícia Azoni entra na onda dos Jogos Olímpicos no Rio para criar painel comemorativo.

Tudo começou com uma exposição que não aconteceu. Ou melhor, que aconteceu, mas não com a obra principal da artista e arquiteta Patrícia Azoni, convidada para uma homenagem ao Brasil pela Loja Macy´s, de NY, em 2012. “O projeto linear do ´Meu Brasil Brasileiro´ tornou a obra extensa em comprimento, o que inviabilizou o envio para os Estados Unidos na época. Mesmo assim, outras obras minhas – que já estavam em NY – representaram meu trabalho na exposição que contou com a presença de vários famosos”, conta Patrícia.

E durante dois anos o projeto ficou ali no computador, esperando, amadurecendo, até que há cerca de um ano e meio começou a se materializar. “Decidi por finalizá-lo, definir cores e espessuras e finalmente cortar a laser”, explica a artista. Pela complexidade da proposta, todo o processo foi acontecendo aos poucos até que neste ano a obra finalmente foi concretizada. Como Patrícia trabalha com geometria e madeira, tudo é muito detalhado e necessita de muita precisão. Para compor o painel foram necessárias 72 peças, que além de cortadas precisam receber acabamento e pintura para, então, formarem a composição final.

INSPIRAÇÃO PARTICULAR
Com a vastidão de ícones que representam o Brasil, Patrícia se concentrou em temas que a agradavam pessoalmente e que remetiam à beleza do país. “O Rio de Janeiro veio primeiro, com sua natureza e arquitetura, e dele derivaram o Sambódromo com seu arco de concreto, o Pão de Açúcar, o Corcovado... e dessa composição inicial se derivaram todas as demais”, explica. Um dos pontos principais da obra é o Cristo Redentor, pois a sensação é de que o desenho todo parte de suas mãos.

Partindo do Rio de Janeiro e especialmente da arquitetura de Oscar Niemeyer, Patrícia passeou por outros cantos e referências do Brasil: Brasília, com a famosa Catedral e o Congresso Nacional; Pantanal e Amazônia com a natureza exuberante; e o futebol. As cores e a bandeira do Brasil também compõem o painel, abrigando uma releitura das formas.  


UMA HISTÓRIA CONTADA
Patrícia, que está acostumada a construir suas obras basicamente com formas geométricas, garante que desta vez teve que misturar – o que caiu como luva em uma obra que busca retratar um país tão miscigenado. Com essa flexibilidade no trabalho, a artista conseguiu um obra única, alegre e vibrante. “Precisei unir a geometria a formas orgânicas, figurativas. Com isso consegui contar uma história, passear pelo país, inclusive propondo uma leitura da direita para a esquerda, e não o contrário como é usual”, afirma.

 

Com 3,70 metros de comprimento, o painel “Meu Brasil Brasileiro” instiga o observador porque tem volume e as pessoas acabam querendo olhar mais de perto. “As experiências que tenho tido com as pessoas que a observam é a de que elas se afastam para ver o todo, mas também se aproximam para olhar os detalhes de como aquele volume foi criado”, conta Patrícia. Apesar de ainda estar no atelier da artista, ela gostaria de que seguisse o conselho das pessoas. “Todos me dizem, essa obra tem que estar no Rio de Janeiro, em um lugar público como o aeroporto pra que todos possam admirá-la. Eu fico muito feliz e espero realmente que isso aconteça em breve, quem sabe nos Jogos Olímpicos do ano que vem? Seria uma honra!”, finaliza.

 

SOBRE A ARTISTA
Patrícia atua como arquiteta e artista plástica em Curitiba. Seus trabalhos usam essencialmente as composições geométricas em madeira e já foram premiados, expostos e vendidos tanto no Brasil quanto no exterior. Em Curitiba, é representada pela Galeria Teix e em NY pela Galeira Ward-Nasse.

 

Textos : Jornalista Daniélle Carazzai  - Indi Comunicação e Estratégia

Fotografia: Rodrigo Ramirez

Show More