top of page
  • Crítica > By Alexandros Papadopoulos Evremidis*

No -, +, Mies

Não resisto dizer que atribuo um sentido muito específico à artetetura - neologismo que criei por considerá-lo feliz conjunção, um zigoto, e metáfora do conteúdo e do continente, do mistério e do seu invólucro, do útero enfim que nos acolhe e envolve e acalenta e acalanta.

Mister, portanto, que seja confortável e aconchegante, apaziguante, sem contudo deixar de ser pragmático e funcional.

Artetetura sinonima com Grande Arte em Grande Escala (mesmo quando mínima: um simples, mas dramático ponto - circunferência de raio mínimo), externa e internamente, no todo e no detalhe (onde mora o daimon), tendo por destinação precípua o nos tornar (+) felizes, avaliando e valorando, ora a luz e ora a sombra, o vento e a água, o vale e a montanha, o sol e a chuva, os meridianos fluxos da sinérgica energia.

Me abandono prazerosamente nesse devaneio para na verdade dizer das artes da "arteteta" Azoni que cumpre com airada e límpida plenitude os fundamentais requisitos supra mencionados. Coerente, no pouco da simplicidade nos diz muito de tudo - do eixo que nos mantêm eretos e moventes - vivos! E com que delicadeza, que serenidade! Não nos invade, não atordoa, não bombardeia - apenas permeia e irriga.

Sim, é despir, desbastar, aparar todo contingente, eliminar as idéias obscuras e confusas, conceder o primado às idéias claras e distintas - fazer nascer o absolutamente necessário. Necessário, por saudável e belo, estar na indispensável inteligente companhia de Gropius, Mies, Mondrian, Le Corbusier e, por que não? no tangente aos conceitos emitidos por Azoni, também de Gustave Flaubert e de sua incessante busca pelo "mot juste". Aesthesis pura.

P.S.: Não esquecer de dizer que, à primeiríssima vista da logomarca "dom" da artetetura de Azoni, não tanto pela tautologia literal, mas pelo significativo layout e design, ardeu em mim a ciência de que ela por si só já sinaliza para a muita presença do muito dom presente.

Rio de Janeiro 2008

©Alexandros Papadopoulos Evremidis > escritor crítico 

  • LINKS 

VÍDEOS EXPOSIÇÃO - WOMEN IN ART 2017 - Second group - NYC

 

VÍDEO ENTREVISTA  - MODERN HEARTS International group show - curated by Leda Maria

PÁGINA - GALERIA TEIX - CURITIBA - BRASIL

 

PÁGINA - ARTMAJEUR.COM

 

PÁGINA  - GALERIA RIO ARTE CULTURA

 

VÍDEO ENTREVISTA  - CEDIDA PARA O PROGRAMA ATELIER - CURITIBA- BRASIL

 

VÍDEO  - EM CASA ARTE & DESIGN 2013 - GALERIA TEIX - CURITIBA - BRASIL

Artistas Convidados : Alex Teleginski, Beto Janz, Claudia de Lara, Felipe Kota, Ilka Passos, Josiane Moura, Marco Teixeira, Patricia Azoni,

Rafael Codognoto, Sandra Hiromoto, Neni Glock

 

VIDEO  - ENTREVISTA CEDIDA PARA O PROGRAMA ÉCULTURA  - EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL IDENTIDADE GEOMÉTRICA 2015 - CURITIBA - BRASIL

Viaje virtualmente  - pela Loja Baby Dreams Curitiba e veja, uma a uma, as obras em exposição no Espaço Galeria! 

 

bottom of page